enjoo-no-carro-cinetose

Enjoo no carro: como evitar a cinetose

Sabe aquele enjoo no carro que algumas pessoas sentem durante uma viagem? Se você tem esse sintoma quando pega a estrada, pode ser a chamada cinetose.

Sabemos que essa doença do movimento pode trazer transtornos para viajar de carro ou de ônibus. Afinal de contas, ter que lidar com a sensação de tontura, náuseas e até vômitos é muito desagradável mesmo.

Neste post, vamos explicar melhor o que é a cinetose, além de dar algumas dicas do que fazer para evitar enjoo no carro durante a viagem. Confira!

O que é cinetose?

A cinetose, que também é chamada de doença do movimento, se caracteriza pela sensação de náusea. Esse sintoma pode vir junto com episódios de vômitos enquanto a pessoa está dentro de um carro, ônibus, trem, barco ou avião em movimento.

O enjoo do movimento é mais comum do que imaginamos. Para você ter uma ideia, segundo a Associação de Transtornos Vestibulares, de 25% a 40% da população sofre com algum nível de cinetose.

Existem vários estudos acerca do tema, mas fato é que as causas da cinetose ainda não são completamente conhecidas.

Qualquer pessoa, saudável ou não, pode ser afetada pela doença do movimento. Porém, já se sabe que a cinetose é mais comum em indivíduos do sexo feminino, crianças e em quem tem episódios frequentes de enxaqueca.

Como evitar enjoo no carro durante a viagem?

Confira algumas dicas simples e eficientes para evitar enjoo no carro durante a viagem.

1. Tenha sempre um lanchinho leve em mãos

Bolachas de água e sal são uma ótima opção para ter na bolsa. Estar com o estômago vazio piora a sensação de enjoo no carro. Portanto, comer algo leve vai te ajudar a se sentir um pouco melhor durante a viagem.

2. Foque na sua respiração

Pode parecer besteira, mas se você sentir enjoo no carro, abra a janela e mantenha o foco na sua respiração. Um pouco de ar fresco ao percorrer uma estrada cheia de curvas pode aliviar suas náuseas. Procure respirar lenta e profundamente.

3. Evite leituras

Quando o carro estiver em movimento, evite qualquer tipo de leitura, seja uma revista, um livro ou a tela do celular. Isso porque ler durante a viagem pode ser um grande gatilho para a cinetose.

4. Seja o motorista ou sente-se no banco da frente

Quando é você quem está dirigindo o carro, a probabilidade de sentir enjoo é muito menor, pois o cérebro é capaz de prever os movimentos do veículo com antecedência. Caso não seja possível ser o motorista, sentar no banco da frente é uma opção melhor do que optar pelo assento traseiro.

5. Olhe para fora da janela

Outra forma de evitar o enjoo no carro é olhar para fora da janela. Essa atitude reduz a náusea justamente por fazer com que as informações visuais coincidam melhor com as informações de equilíbrio dos ouvidos internos.

Portanto, tente ficar concentrado na paisagem que está passando do lado de fora da janela do veículo.

Se você está planejando uma viagem de carro para o litoral norte de SP, continue sua leitura e saiba como encurtar o tempo de percurso até a praia pela Nova Tamoios.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido
Especial meio de semana
Descontos para 2, 3 e 4 noites