3 benefícios de fazer uma viagem em família para as crianças

A ciência provou que fazer uma viagem em família torna as crianças mais felizes e mais inteligentes. Tirar férias em família, nem que seja por apenas alguns dias, fortalece os laços afetivos entre vocês, além de proporcionar experiências inesquecíveis aos pequenos.

Nossas melhores lembranças de infância muitas vezes envolvem as aventuras que tivemos durante nossas férias em família. São essas memórias que ficam conosco para sempre e trazem uma sensação de alegria e união.

Portanto, em vez de presentear seu filho com um novo brinquedo ou videogame, invista esse dinheiro planejando uma viagem em família. Estudos demonstraram que isso é muito benéfico para o desenvolvimento das crianças. Olha só quantas vantagens!

1. Ajuda o desenvolvimento cerebral infantil

As crianças estão sempre prontas para novas aventuras e as férias são a melhor maneira de estimular a vontade de aprender coisas novas. Está provado que mais do que conhecimentos teóricos, a experiência prática é a melhor forma de fixar aprendizados.

No artigo “The Science Behind How Holidays Make Your Child Happier - e Smarter”, publicado no The Telegraph, a psicoterapeuta infantil Dra. Margot Sunderland diz que férias em família proporcionam à criança um rico ambiente de aprendizagem devido às experiências com interações sociais, físicas e sensoriais.

Um ambiente instigante aciona os gatilhos cerebrais que estão associados a um QI mais alto nas crianças e explorar um novo lugar juntos contribui para que os pequenos sejam mais inteligentes.

As férias em família favorecem o desenvolvimento cerebral infantil, que por sua vez melhora a concentração e é benéfico à saúde física e mental. Estudos demonstraram que crianças que viajam tiram notas mais altas na escola do que aquelas que não o fazem.

2. Cria fortes laços familiares

Pais e filhos estão tão ocupados hoje em dia, que muitas vezes ficam sem ter uma conversa decente por longos períodos. É somente quando a família sai de férias que se cria tempo livre para interações prazerosas, como caminhar juntos na grama, explorar novos lugares, nadar no mar e rir de uma piada durante o almoço.

Essas são coisas que as famílias gostam de fazer quando estão viajando juntas. Ter um tempo para relaxar com os pequenos é fundamental para criar laços familiares fortes e duradouros.

3. Reduz o estresse

O professor Jaak Panksepp, um dos principais neurocientistas da Universidade Estadual de Washington, foi responsável pela descoberta de dois sistemas cerebrais - os sistemas PLAY (Alegria Social) e SEEKING (Expectativa).

Ele explica que viagens em família ativam esses sistemas no cérebro dos adultos e das crianças, desencadeando neuroquímicos de bem-estar, incluindo opióides, oxitocina e dopamina.

Andar em meio à natureza pode reduzir a pressão arterial, o colesterol e o estresse. Assim, férias em família podem drenar seu estresse, deixando uma deliciosa sensação de felicidade. Estudos também provaram que 20 minutos imerso em ambientes cercados de verde podem melhorar imensamente a concentração e a atenção de uma criança.

Agora que você já conhece os principais benefícios de fazer uma viagem em família, arrume suas malas e venha passar dias de muito lazer e tranquilidade aqui no Porto Grande Hotel.

Faça sua reserva pelo nosso site e garanta o melhor preço!