Faça você mesmo: atividades para crianças durante a viagem

Viajar em família é muito gostoso. Afinal de contas, essa é uma oportunidade maravilhosa para melhorar o relacionamento entre vocês. Além do mais, são momentos para seus filhos brincarem, o que favorece seu desenvolvimento emocional. Mas o que fazer quando eles ficam impacientes no carro? Você pode organizar atividades para as crianças durante a viagem!

Assim, os pequenos não ficarão entediados e os adultos evitarão o stress durante o caminho. O melhor de tudo é que você pode fazer isso gastando pouco dinheiro. Neste post, vamos dar algumas sugestões. Confira!

Itens para começar o kit viagem das crianças

Antes de mais nada, é preciso pensar na organização. Por isso, nossa dica é que você use sacos com fecho ziplock ou alguma necessaire que esteja esquecida no seu guarda-roupas, daquelas com compartimentos para guardar brincos e colares, por exemplo.

Dentro dele, coloque itens essenciais para a brincadeira dos seus filhos, como lápis de cor, giz de cera ou canetinhas coloridas. Não se esqueça de colocar um caderno ou folhas de papel avulsas junto.

Atenção para a idade de cada um

Lembre-se de customizar as atividades para crianças durante a viagem de acordo com a idade de cada um deles. Para isso, você pode comprar (ou pegar os que já tem em casa) livros de atividades, livros para leitura, jogos de cartas fáceis e divertidos, por exemplo. Outra sugestão é procurar na internet arquivos que podem ser impressos com desenhos para colorir e outras atividades.

Você também pode levar kits pequenos de LEGO, alguns adesivos para eles enfeitarem seus desenhos, revistas antigas para recortar e joguinhos simples, como jogo da velha ou dama, para os mais velhos.

Alguns cuidados para não errar no kit viagem das crianças

O primeiro ponto de atenção é pensar no tempo que a viagem vai durar, para não dar opções demais do que fazer aos pequenos e eles acabarem nem sabendo nem por onde começar. Não exagere e mantenha a sacolinha do seu filho simples.

Como falamos, é importante que você prepare cada atividade para a idade apropriada. Caso contrário, seu filho não vai se interessar por elas e a irritação no carro provavelmente tomará conta de todos.

Caso você coloque algum joguinho que a criança não conheça, não esqueça de explicar para o pequeno como brincar com aquilo. Inclusive, você pode até usar a sua criatividade para fazer jogos originais, como sorteio de perguntas sobre quem está participando da viagem.

Viajar em família traz grandes benefícios para todos. Vocês estarão criando lembranças importantes, conhecendo novos lugares e novas culturas, entre outras vantagens. Agora, você já sabe como se prevenir contra o tédio dos seus filhos: fazendo um kit de atividades para crianças durante a viagem. Eles ficarão entretidos, e não será com o celular!

Inclusive, uma pesquisa identificou que os melhores presentes para estreitar laços familiares são experiências, como viagens, e não itens materiais. Nós até escrevemos um post sobre o assunto. Continue sua leitura e saiba Por que os pais deveriam gastar menos com brinquedos para investir nas viagens em família?