Saiba mais sobre a temporada de passagem das baleias no litoral norte de SP

A temporada das baleias no litoral norte de SP é um verdadeiro espetáculo da natureza. Muito esperada por moradores e turistas, as baleias jubarte começam a migrar lá do sul da América do Sul para a costa brasileira no outono, passando pelo Uruguai até chegar nas águas do Brasil.

Mas a avistagem de baleias é uma atividade turística que deve ser desenvolvida com responsabilidade e respeito às jubartes. Diante dessa consciência, a Secretaria de Turismo de São Sebastião firmou uma parceria com o Projeto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta.

Quer saber mais sobre a temporada das baleias no litoral norte de SP? Continue sua leitura e informe-se!

Turismo responsável: boas práticas para avistagem de baleias no litoral norte de SP

A cada ano, as baleias jubarte vêm se aproximando mais e mais da costa de São Sebastião, inclusive entrando no canal. Isso porque o canal tem profundidade e águas calmas, perfeitas para o descanso desses cetáceos.

Só que o Porto de São Sebastião tem um fluxo intenso de embarcações, o que fez despertar a necessidade de uma intensa campanha de turismo responsável para evitar acidentes e para que as jubartes não sejam perturbadas.

A Portaria IBAMA n.º 117/96 é a legislação que protege as baleias jubarte. De acordo com a regulação, os barcos têm que manter, no mínimo, 100 metros de distância dos cetáceos, sempre com a velocidade reduzida (8 nós ou menos) e com aproximação lateral.

Se a baleia chegar perto da embarcação (elas são muito curiosas!), é preciso aguardar que a jubarte se distancie a menos 50 metros. Quando isso acontecer, deve-se afastar o barco cuidadosamente, sem nunca acelerar, para não assustá-la.

É muito importante que as baleias não sejam perturbadas, perseguidas e nem tenham sua passagem bloqueada. O intuito é evitar qualquer atividade que cause alterações no comportamento das jubartes.

Elas são super dóceis e mansas, mas quando se sentem incomodadas, simplesmente desaparecem. Pode acontecer também de reagirem batendo a cauda fortemente na água ao perceberem embarcações em alta velocidade e fazendo muito barulho.

Aliás, por serem bastante sensíveis ao som, o barulho é uma das principais causas de incômodo para as jubartes. Isso significa que barcos pequenos e jet skys as assustam e também devem desacelerar, se aproximando devagar.

Outra dica fundamental é perceber se a embarcação, quando no canal, está na parte rasa. Afinal de contas, é fundamental que as jubartes tenham acesso ao mar aberto, evitando que encalhem.

Quando é a temporada de passagem das baleias no litoral norte de SP?

A rota das baleias jubarte começa na Antártica, seguindo costa acima, até chegar no sul da Bahia. O objetivo desses cetáceos é reproduzirem-se nas águas quentes de Abrolhos. Pelo caminho, elas acabam passando por São Sebastião.

Normalmente, a temporada de passagem das baleias no litoral norte de SP vai de maio até agosto. Mas parece que, em 2022, as primeiras jubartes chegarão na costa de São Sebastião já em abril.

Isso porque algumas delas já foram vistas passando pelo Uruguai no meio do mês de março e, seguindo a rota, são cerca de 30 dias para serem vistas aqui na costa de São Sebá.

Quer mais dicas de passeios incríveis no litoral norte de SP? Conheça o centro histórico de São Sebastião!