5 benefícios de praticar Beach Tennis

O Beach Tennis virou sensação no Brasil. A prova disso que é, só no mês de agosto de 2021, foram mais de 135 mil buscas por esse termo no Google aqui no Brasil. Esse esporte chegou em nosso país por volta de 2008, mas é praticado na Itália desde nos anos 80, onde foi criado.

Ano após ano, o Beach Tennis tem ganhado cada vez mais praticantes. Com a pandemia, o número de adeptos cresceu exponencialmente, por ser uma atividade ao ar livre, ou seja, considerada mais segura.

Segundo o vice-presidente da Confederação Brasileira de Beach Tennis, Jorge Bierrenbach Senra Junior, em apenas um trimestre de 2021, a quantidade de atletas cadastrados na CBBT aumentou 50%. De acordo com a Confederação, o número de praticantes no Brasil já passa de 200 mil pessoas.

O motivo é simples: o Beach Tennis traz vários benefícios para a sua saúde. Olha só!

1. Fortalecimento muscular

O Beach Tennis é um ótimo aliado para fortalecer seus músculos. Isso porque esse é um esporte que recruta esforços de todos os grupos musculares, sendo uma modalidade bastante completa se você quiser ganhar força.

Os membros inferiores são os mais exigidos durante a prática, mas o movimento da raquete também trabalha os membros superiores. O core – conjunto de músculos do abdômen e da lombar – são fortalecidos por conta da instabilidade que a areia proporciona.

2. Condicionamento físico

Quem joga Beach Tennis precisa de agilidade e atenção para movimentar-se na quadra de areia. Isso faz com que seu corpo esteja em um estado de alerta constante, além de solicitar a força da musculatura tanto na hora de correr para alcançar a bola, como até mesmo durante o ato de ficar parado em pé.

Corridas, pulos e movimentos explosivos para chegar até a bola são ótimos para desenvolver seu condicionamento físico. Afinal de contas, tudo isso aumenta a frequência cardíaca e requisita esforço dos pulmões, criando mais resistência física no seu corpo.

3. Gasto calórico elevado

Um dos grandes benefícios do Beach Tennis é auxiliar o emagrecimento. Fica bem mais fácil controlar o peso praticando esse esporte, pois a queima de calorias atinge um nível bastante elevado:  são cerca de 600 calorias por hora.

Para você ter uma ideia, esse é o mesmo gasto calórico de quem corre um percurso de 8 quilômetros.

4. Índice de lesões baixo

É claro que todo esporte contém o risco de lesão, mas o Beach Tennis é uma modalidade com baixa incidência de danos ao corpo. Praticar um esporte na areia tem a vantagem de eliminar o impacto sobre as articulações.

5. Melhora na saúde mental

Jogar Beach Tennis, ou qualquer outro esporte, é uma maneira importante de cuidar não só da sua saúde física, mas também da saúde mental. Isso porque durante a prática, seu corpo libera hormônios da felicidade, como é o caso da endorfina.

Com isso, o hormônio do estresse e depressão (cortisol) tende a diminuir. O resultado é uma sensação de prazer e bem-estar viciante.

Quer mais dicas para melhorar a sua qualidade de vida? Continue sua leitura e conheça 5 benefícios de praticar esportes náuticos para sua saúde.