5 Hotéis com arquitetura colonial que você precisa conhecer

O estilo arquitetônico colonial brasileiro é definido como o conjunto de obras construídas por aqui desde o descobrimento do país, no ano de 1500, até o marco da independência do Brasil, que aconteceu em 1822. Todo o nosso território nacional tem opções muito charmosas de hotéis com arquitetura colonial.

Esse tipo de arquitetura chegou ao Brasil com os colonizadores europeus, mas sofreu adaptações aos materiais e condições socioeconômicas locais. Os nossos traços coloniais têm inspiração no Renascentismo, no Maneirismo, no movimento Barroco, no Rococó e no Neoclassicismo. A passagem foi acontecendo aos poucos, no decorrer dos séculos.

Conheça alguns dos melhores hotéis brasileiros com estilo colonial!

1. Hotel Solar do Rosário (Ouro Preto – MG)

O casarão do Solar do Rosário é do século XIX. A estrutura do prédio é exuberante e conta com portas e grades inglesas. Esse hotel está bem perto da Praça Tiradentes, e fica de frente para o Pico do Itacolomi. De lá, também é possível avistar com detalhes as Igrejas Nossa Senhora do Rosário, São José e São Francisco de Paula.

Essa hospedaria começou sua história no ano de 1840, um pouco depois da Vila Rica se transformar na Cidade Imperial de Ouro Preto. Ao longo do tempo, o hotel encerrou suas operações e abrigou um pequeno armazém.

Mas, nos anos 80, quando a Unesco reconheceu Ouro Preto como Patrimônio Cultural da Humanidade, o turismo mudou de patamar por lá. Isso fez com que o estabelecimento fosse reativado e ampliado em 1994. Cerca de 10 anos depois, a nova administração fez uma grande reforma, restaurando vários itens de valor histórico.

2. Fazenda Boa Esperança (Florestal – MG)

Esse hotel oferece aos seus hóspedes o verdadeiro estilo colonial mineiro. A decoração dos ambientes dispõe de mobiliários e enfeites que remetem à tecnologia atual, em contraste com o charme da arquitetura do Brasil Colônia.

A Fazenda Boa Esperança fica bem perto de Belo Horizonte, são apenas 60 quilômetros de distância. A integração das construções que abrigam esse hotel são integradas à natureza com perfeição.

3. Hotel Camboa Antonina (Antonina – PR)

Essa opção de acomodação fica no centro histórico de Antonina, a pouco mais de meia hora do aeroporto internacional de Curitiba. Os quartos são distribuídos em três alas. Um dos casarões é datado do século XIX e os outros dois foram levantados no início da década de 80.

O espaço para eventos tem vista para a piscina e para a baía. O prédio é uma antiga construção colonial do século XVII. O cenário perfeito para a celebração de casamentos.

4. Hotel Pousada da Mangueira (Salvador – BA)

Se você quer ficar hospedado no Pelourinho, vale a pena conferir o Hotel Pousada da Mangueira. Ele está localizado bem no Centro Histórico de Salvador, proporcionando a melhor vivência de tudo o que a Bahia tem para oferecer aos seus visitantes.

A arquitetura colonial dessa pousada tem uma vista panorâmica incrível para vários casarões antigos. Um presente para os olhos.

5. Porto Grande Hotel & Convention (São Sebastião – SP)

O Porto Grande Hotel une o chame do estilo colonial e decoração retrô com a energia única de um empreendimento de frente para o mar. Seu prédio de belas janelas, bastante características da arquitetura colonial, se mistura à área verde própria de 4.000m², proporcionando aos hóspedes a sensação de uma verdadeira casa de veraneio.

Voltado para famílias, o lazer do Porto Grande é uma atração à parte. Além de ser pé na areia, o hotel tem área de piscina adulto e infantil com espreguiçadeiras, sauna, toboágua, campo de futebol, quadra de vôlei e tênis de praia, bangalô lounge e redário. Para conhecer a cidade, o cliente pode até alugar um dos patinetes em frente à recepção, usando seu celular.

Que tal se hospedar em um dos hotéis mais tradicionais de São Sebastião? Faça sua reserva agora mesmo e descubra o conforto que o Porto Grande Hotel tem a oferecer para você e sua família!