5 benefícios de praticar esportes náuticos para sua saúde

O verão está chegando e, com ele, muita gente prefere fazer atividades físicas que sejam refrescantes, mas sem deixar de queimar calorias e fortalecer o corpo. Os exercícios na água são uma ótima opção para a época mais quente do ano. Você conhece os benefícios de praticar esportes náuticos para a sua saúde?

Além de amenizar o calor, eles também ajudam a melhorar a circulação sanguínea, por exemplo. E tem atividade para todos os gostos: caiaque, windsurf, canoagem, stand up paddle, remo, entre outros.

Leia este post e entenda como a prática de esportes aquáticos fortalece a sua saúde. Vamos lá!

1. Aumentam a qualidade de vida

Se você já praticou alguma atividade física, sabe que a sensação de relaxamento e bem-estar proporcionada pelos exercícios é incrível. E com os esportes náuticos não é diferente. Isso porque a endorfina produzida pelo cérebro é jogada na sua corrente sanguínea.

Esse hormônio é responsável pela sensação de descanso e contentamento. A endorfina melhora seu humor, aceleram seu metabolismo, proporciona noites bem dormidas e traz mais disposição física.

2. Ajudam a relaxar

O contato do seu corpo com a água descontrai os músculos. Ao final do exercício, se você ficar flutuando um pouco, sentirá a sensação de estar sendo massageado nas pernas, braços e costas.

Essa sensação de tranquilidade e repouso corporal são vantagens que só a prática de esportes aquáticos oferece. Afinal, não dá para fazer isso dentro de uma academia de musculação ou no parque.

3. Tonificam o corpo

A água tem uma densidade cerca de 800 vezes maior do que o ar. Portanto, a resistência que ele desempenha no corpo é constante e 12 a 14% maior do que qualquer atividade em ambientes secos.

A cada remada, você está tonificando intensamente seu corpo. A prova disso é que dificilmente quem pratica esportes náuticos tem excesso de gordura corporal. Um bom exemplo é o stand up paddle. Ficar de pé na prancha e ter que remar fortalece braços, costas, abdômen e pernas, pois é preciso usar o core para encontrar o equilíbrio e não cair.

4. Melhoram seu metabolismo

Se você quer perder calorias e ganhar massa muscular, as atividades físicas na água são a escolha perfeita. A resistência que abordamos acima é a responsável pelo ganho de músculos e por acelerar o metabolismo. Assim, você emagrece até mesmo fora do mar.

Quem tem espírito aventureiro deve tentar o esqui aquático ou wakeboard. É quando você é puxado por uma lancha ao segurar uma corda, com a prancha em posição de esqui ou snowboard. Prepare-se para ter seus braços e pernas muito requisitados, já que as pernas te equilibram e os braços fazem o controle da direção da corda. Durante uma hora de prática, você queima em média 600 calorias.

5. São atividades de baixo impacto

Os exercícios fora da água, como a corrida, causam bastante impacto nos ossos e articulações. Na água, essas partes do corpo são protegidas por conta da redução da pressão que recebem. Isso significa muito menos chance de lesão.

A boa notícia para você quer usufruir dos benefícios de praticar esportes náuticos é que o Team Brazil Windsurf inaugurou uma nova base dentro do Porto Grande Hotel. Venha cuidar da sua saúde e ter mais qualidade de vida!